sábado, 4 de dezembro de 2010
Está tudo ligado - O poder da música
O primeiro violino e o primeiro contrabaixo da Filarmónica de Berlim (um israelista e um egípcio) e o timbalista principal da Filarmónica de Israel são membros da Orquestra do Divã e, de vez em quando, sentam-se na mesma secção com estudantes que só tocam os seus instrumentos há dois ou três anos. É uma excelente oportunidade para os estudantes e um acto de generosidade e dedicação da parte dos profissionais à causa da orquestra. Afinal de contas, o projecto não existe simplesmente para que a orquestra faça concertos; os profissionais que continuam a voltar à orquestra não o fazem apenas por razões musicais mas por causa da forma humanista de abordar o conflito, forma que subscrevem.
É claro que a Orquestra não pode trazer a paz. Pode, todavia, criar as condições de compreensão sem as quais é impossível falar sequer de paz.Tem a possibilidade de despertar a curiosidade de cada indivíduo para escutar o que o outro tem a dizer e de inspirar a coragem necessária para ouvir aquilo que preferia não ouvir. Muita gente se tem referido ao projecto como um maravilhoso exemplo de tolerância, termo de que não gosto, porque tolerar alguma coisa ou alguém tem implícito um aspecto negativo; é-se tolerante apesar de certos defeitos. O significado da palavra tolerância é deturpado quando entendido apenas como um aspecto de generosidade altruísta. Tem implícito um elemento de presunção - eu melhor que tu. Goethe exprimiu isto de forma sucinta quando disse: " Simplesmente tolerar é insultar; o verdadeiro liberalismo significa aceitação". A verdadeira aceitação, acrescentaria eu, significa reconhecer a diferença e a dignidade do outro.
Daniel Barenboim
http://www.youtube.com/watch?v=WyOJ-A5iv5I
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Primeiro que tudo, muitos Parabéns ! Desejo-lhe a continuação dum pleno e feliz dia, na perspectiva de que :
ResponderExcluir1º - Feliz porque é mais um a acrescentar aos anteriores...
2º - Pleno, porque faz parte da sua natureza envolver-se com toda a plenitude em tudo o que escolhe abraçar..."if you do a good job for others, you heal yourself at the same time, because a dose of joy is a spiritual cure" !
Em relação ao "seu" texto poderei dizer o quê ?
Que a Música é e será sempre uma linguagem universal (sem acordos ortográficos pelo meio)e que sem uma música e/ou canção, cada dia pareceria um século.
Um beijinho
Hilda
Agradeço muito os parabéns e tudo o resto.
ResponderExcluirUm dia destes, temos de nos encontrar para tomar um cafezinho.
Bjs e Bom Natal para si e para as suas filhas.
Helena