“QUE COISA SÃO AS NUVENS?”
Enquadramento teórico
·
Lei
de Lavoisier ou lei da conservação da massa: “Na Natureza nada se cria e nada
se perde, tudo se transforma”.
·
Importância
da samplagem na Arte Contemporânea. Samplear é um conceito que tem origem na
música e consiste em ( Vide Dicionário Priberam)“gravar e modificar sons
através de um sampleador”. No texto de apresentação da exposição Pictures and
Cream (2015) na Galeria Cristina Guerra Comtemporary Art“ lê-se: “Os criadores
produzem uma constante releitura do caos desta cultura global, anulando
distinções entre criação e cópia, ready-made e trabalho original. As noções de
criação e originalidade esbatem-se nesta contínua “samplagem” da paisagem
cultural. Manipulando formas e formatos pré-estabelecidos, os artistas
contemporâneos servem-se delas para descodificar modelos e produzir outras
correntes de realidade, ou seja, narrativas alternativas. As narrativas
contemporâneas são permanentemente fragmentadas e descentradas, o presente
retrata-se numa dimensão anti-narrativa, herdeira de Warhol, Debord ou Godard.”
·
Sabedoria
popular: “Do velho se faz novo”. Era o lema dos nossos avós, por necessidade,
sem preocupações artísticas. Será muito exagerado considerar que, no actual contexto
de uma sociedade consumista, este princípio adquire um sentido ainda mais
abrangente e inclui a própria Arte?
Recursos
- Canção “Inquietação” de José Mário Branco
- Uma estante com livros, CD e DVD representativos das mais variadas manifestações de arte, nas diversas culturas ao longo dos tempos
- Um caixote do lixo (médio)
- Filme de Pasolini “Que coisa são as nuvens?”
- Papel cenário e marcadores
- Computador e vídeoprojector
- Um ajudante/preparador.
Descrição
da experiência
O preparador começa por ligar a
aparelhagem para a audição de “Inquietação” como fundo musical.
https://www.youtube.com/watch?v=D0HPZdpoo3U
https://www.youtube.com/watch?v=D0HPZdpoo3U
Em seguida explica a um grupo de
participantes como realizar a experiência devendo os vários elementos entrar em
acção ao mesmo tempo, de acordo com as instruções.
Instruções:
1.Escolher
(rapidamente) 4 ou 5 exemplares das obras expostas na estante
2.Colocá-las no caixote do lixo
Quando todos os elementos do grupo tiverem
acabado estas duas tarefas, o preparador despeja o caixote ficando o seu
conteúdo em monte, no chão. Retira a canção e liga a aparelhagem para dar
início à projeção da cena final do filme de Pasolini “Que coisa são as nuvens?”
(Duas personagens-marionetas são despejadas numa lixeira e vêem pela primeira vez o céu. Maravilhadas, dialogam:
- E...o que é aquilo?
- Aquelas são...as nuvens.
- E o que são estas nuvens? Como são belas! Ah! Como são belas! Como são belas!
- Dolorosa, maravilhosa, beleza da criação!)
https://vimeo.com/133697523
(Duas personagens-marionetas são despejadas numa lixeira e vêem pela primeira vez o céu. Maravilhadas, dialogam:
- E...o que é aquilo?
- Aquelas são...as nuvens.
- E o que são estas nuvens? Como são belas! Ah! Como são belas! Como são belas!
- Dolorosa, maravilhosa, beleza da criação!)
https://vimeo.com/133697523
Por fim, o preparador convida os
participantes a escreverem no papel cenário sobre a experiência que acabaram de realizar e
coloca de novo a música “Inquietação”.
HN
HN
Nenhum comentário:
Postar um comentário