terça-feira, 8 de maio de 2018

Experiência no papel


 “QUE COISA SÃO AS NUVENS?”

Enquadramento teórico

·         Lei de Lavoisier ou lei da conservação da massa: “Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”.

·         Importância da samplagem na Arte Contemporânea. Samplear é um conceito que tem origem na música e consiste em ( Vide Dicionário Priberam)“gravar e modificar sons através de um sampleador”. No texto de apresentação da exposição Pictures and Cream (2015) na Galeria Cristina Guerra Comtemporary Art“ lê-se: “Os criadores produzem uma constante releitura do caos desta cultura global, anulando distinções entre criação e cópia, ready-made e trabalho original. As noções de criação e originalidade esbatem-se nesta contínua “samplagem” da paisagem cultural. Manipulando formas e formatos pré-estabelecidos, os artistas contemporâneos servem-se delas para descodificar modelos e produzir outras correntes de realidade, ou seja, narrativas alternativas. As narrativas contemporâneas são permanentemente fragmentadas e descentradas, o presente retrata-se numa dimensão anti-narrativa, herdeira de Warhol, Debord ou Godard.”

·         Sabedoria popular: “Do velho se faz novo”. Era o lema dos nossos avós, por necessidade, sem preocupações artísticas. Será muito exagerado considerar que, no actual contexto de uma sociedade consumista, este princípio adquire um sentido ainda mais abrangente e inclui a própria Arte?
                                                                                

Recursos
  •     Canção “Inquietação” de José Mário Branco
  •    Uma estante com livros, CD e DVD representativos das mais variadas  manifestações de arte, nas diversas culturas ao longo dos tempos
  •     Um caixote do lixo (médio)
  •     Filme de Pasolini “Que coisa são as nuvens?”
  •     Papel cenário e marcadores
  •     Computador e vídeoprojector
  •     Um ajudante/preparador.
Descrição da experiência

O preparador começa por ligar a aparelhagem para a audição de “Inquietação” como fundo musical.
https://www.youtube.com/watch?v=D0HPZdpoo3U

Em seguida explica a um grupo de participantes como realizar a experiência devendo os vários elementos entrar em acção ao mesmo tempo, de acordo com as instruções.

      Instruções:
1.Escolher (rapidamente) 4 ou 5 exemplares das obras expostas na estante
2.Colocá-las no caixote do lixo
 Quando todos os elementos do grupo tiverem acabado estas duas tarefas, o preparador despeja o caixote ficando o seu conteúdo em monte, no chão. Retira a canção e liga a aparelhagem para dar início à projeção da cena final do filme de Pasolini “Que coisa são as nuvens?” 

(Duas personagens-marionetas são despejadas numa lixeira e vêem pela primeira vez o céu. Maravilhadas, dialogam:
- E...o que é aquilo?
- Aquelas são...as nuvens.
- E o que são estas nuvens? Como são belas! Ah! Como são belas! Como são belas!
- Dolorosa, maravilhosa, beleza da criação!)
https://vimeo.com/133697523

Por fim, o preparador convida os participantes a escreverem no papel cenário sobre a experiência que acabaram de realizar e coloca de novo a música “Inquietação”.     

HN                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário