sábado, 5 de novembro de 2016

Cortina

                       
                         Que a Morte, quando vier,
                         não venha matar um morto.
                         Quero morrer em pujança.
                         Quero que todos lamentem
                         a ceifa de uma esperança

                                       - não sendo eu já bem de mim
                                       nem do meu sonho também,
                                       mas sendo um sonho já deles;
                                       já tão deles que hão-de crer
                                       que o levantaram; tão seu
                                       que, ao secar, lhes vai doer
                                       e vai deixar
                                       pedaços vivos nas mãos
                                       (cristais quebrados rasgando-as),
                                       saudades vivas no olhar.

                      Quero morrer com os dedos
                      a quatro dedos do Céu,
                      pra que depois pensem que eu
                      só por morrer não cheguei;
                      só não cheguei por traição
                                       (pra que não saibam que a Morte
                                       foi a minha salvação).


                     Sebastião da Gama
                     (pintura de José Escada)
                     http://www.rtp.pt/tarquivo/index.php?article=1760&tm=23&visual=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário