domingo, 23 de novembro de 2014

Canção de uma sombra

                               
                                  Ah, se não fosse a névoa da manhã
                                  E a velhinha janela onde me vou
                                  Debruçar, para ouvir a voz das coisas,
                                  Eu não era o que sou.


                                  Se não fosse esta fonte, que chorava,
                                  E como nós cantava e que secou...
                                  E este sol, que eu comungo, de joelhos,
                                  Eu não era o que sou.

                                  Ah, se não fosse este luar, que chama
                                  Os espetros à vida, e se infiltrou,
                                  Como fluído mágico, em meu ser,
                                  Eu não era o que sou.

                                  E se a estrela da tarde não brilhasse;
                                  E se não fosse o vento, que embalou
                                  Meu coração e as nuvens, nos seus braços,
                                  Eu não era o que sou.

                                  Ah, se não fosse a noite misteriosa
                                  Que meus olhos de sombra povoou,
                                  E de vozes sombrias meus ouvidos,
                                  Eu não era o que sou.

                                  Sem esta terra funda e fundo rio,
                                  Que ergue as asas e sobe, em claro voo;
                                  Sem estes ermos montes e arvoredos,
                                  Eu não era o que sou.

                                  Teixeira de Pascoaes
                                  https://www.youtube.com/watch?v=XSgMuB9K7f0

Nenhum comentário:

Postar um comentário