domingo, 15 de fevereiro de 2015

Em Lisboa com Cesário Verde

             
               Nesta cidade, onde agora me sinto
               mais estrangeiro do que um gato persa;
               nesta Lisboa, onde mansos e lisos
               os dias passam a ver as gaivotas,
               e a cor dos jacarandás floridos
               se mistura à do Tejo, em flor também;
               só o Cesário vem ao meu encontro,
               me faz companhia, quando de rua
               em rua procuro um rumor distante
               de passos ou aves, nem eu já sei bem.
               Só ele ajusta a luz feliz dos seus
               versos aos olhos ardidos que são
               os meus agora; só ele traz a sombra
               de um verão muito antigo, com corvetas
               lentas ainda no rio, e a música,
               sumo do sol a escorrer da boca,
               ó minha infância, meu jardim fechado,
               ó meu poeta, talvez fosse contigo
               que aprendi a pesar sílaba a sílaba
               cada palavra, essas que tu levaste
               quase sempre, como poucos mais,
               à suprema perfeição da língua.

               Eugénio de Andrade
               https://www.youtube.com/watch?v=QeZf7kR7UGM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário