domingo, 13 de março de 2016

João Sem Terra


                             Tinha um berço pequenino,
                             E uma criada velha com seu terço...
                             Cresci de mais, como o destino!
                             Cresci de mais para o meu berço.

                             Tinha um tecto hospitaleiro
                             Que me escondia do papão...
                             - "Acima acima gajeiro!"
                             E vim cair no porão.

                             Tinha uma carta muito resumida
                             Em que aprendia o A B C.
                             Quis ler a Vida...,
                             Mas a vida é que nos lê!

                             Tinha um jardim,
                             Fechado e particular...
                             Deitei-lhe abaixo as grades...ai de mim!
                             O jardim foi pelo ar.

                             Tinha pátria, - um bocadinho
                             Do meu amor.
                             Sonhei transpor esse cantinho...,
                             Já nem tenho que transpor!

                             Tinha um Deus; e cria então
                             Que o homem é de Deus.
                             Procuro hoje, em vão, a vã consolação
                             De os meus vícios serem meus...

                             Possuí! - Eis o arreganho
                             Que o desejo humano vive.
                             Mas do que tinha, que tenho?
                             A ilusão de que já tive.

                             Eis porque tenho a trágica alegria
                             De nada ter:
                             Tenho uma taça vazia...

                             - ...Para a encher do que quiser,
                             Ou a quebrar quando quiser!

                             José Régio
                             https://www.youtube.com/watch?v=9XpQ_UGGt2o

Nenhum comentário:

Postar um comentário