domingo, 22 de maio de 2016

Portugal de todo o mundo

                               

                                   Meus avós,  que o mar levou,
                                   Rasgaram águas sem fim.
                                   Neto sou de quem n-o sou!
                                   Se canto, é que o mar entrou
                                   Faz ondas dentro de mim...

                                  Queixas de longe, da História
                                  Trágico-Marítima, ainda
                                  Choram na minha memória,
                                  E me obcecam da inglória
                                  Lamentação que não finda...

                                  Mortos, morrei! afogados,
                                  Acabai de vos sumir!
                                  Afundai-os, mares coalhados!
                                  Ondas, abafai seus brados!,
                                  Que eu quero poder dormir...

                                  Quero encolher-me em descanso
                                  Debaixo dos cobertores,
                                  Dormir um soninho manso,
                                  Numa cama sem balanço
                                  Nem gelados vis suores...

                                  Quero ser eu, simplesmente,
                                  Sem tal Passado nos ombros
                                  E tais Futuros na frente
                                  Que o meu claro olhar vidente
                                  Se ofusque de febre e assombros...

                                  José Régio
                                  (painéis de Almada Negreiros)
                                  https://www.youtube.com/watch?v=Nb_S58E7dd0
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário