domingo, 7 de março de 2021

Os Papelotes


Nunca choraremos bastante

termos querido ser belas

à viva força

eu quis ser bela

e julguei que para ser bela

bastava usar canudos

pedi para me fazerem canudos

com um ferro de frisar e papelotes

puxaram-me muito pelos cabelos

eu gritei

disseram-me para ser bela

é preciso sofrer

depois o cabelo queimou-se

não voltou a crescer

tive de passar a andar com uma peruca

para ser bela é preciso sofrer

mas sofrer não nos faz forçosamente belas

um sofrimento não implica como consequência

uma recompensa

uma dor de dentes pode comover a nossa mãe

que para nos consolar sem saber de quê

nos dá um rebuçado

mas o rebuçado ainda nos faz doer mais os dentes

a consequência de um sofrimento

pode ser outro sofrimento

a causa é posterior ao efeito

o motivo do sofrimento é uma das consequências

do sofrimento

os papelotes são uma consequência da peruca


Adília Lopes
Pintura de Paula Rego

Nenhum comentário:

Postar um comentário