quarta-feira, 5 de outubro de 2022

As gavetas


 A gaveta é um poema 
                   um cuidadoso poema
sim                           Sim
                   um poema.

Guardar é uma coisa difícil
É por vezes um vício.

Eu aprendi a guardar
mas perdi tanta coisa que guardei
sem saber onde as metera
que errei longamente longe das minhas gavetas
longe de mim
longe das casas antigas
sem saber onde encontrar-me
sem poemas            sem mim.

Um dia
um dia longamente esperado
regressei.
À minha volta acenderam-se os objectos
iluminou-se o rosto                  das coisas
abriu-se o onde       as conheci e guardei.

As gavetas são os arquivos onde fechei o sol
onde semeei os instantes já vividos
as gavetas são os onde
                             onde se guardam esperas
mergulhadas
                    no murmúrio e no perfume
das eternas.

Não               não           os poemas não são
gavetas
mas sim                                               Sim
as gavetas são                                poemas.
                                                             Sim      
os arquivos                       dos poetas.


Salette Tavares (texto com supressões)
Pintura de Menez

                    









                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário