domingo, 17 de maio de 2015

A sombra do passado

                                 

                                  Ó serra das divinas madrugadas,
                                  Das estrelas, das nuvens e do vento
                                  E das águias enormes, chamuscadas
                                  De chegarem tão próximas do sol!
                                  Ó trágico Marão! Ó serra esfíngica
                                  De muda, triste, e austera face humana,
                                  Com a cauda ondeante sobre o Minho
                                  E as garras sobre a terra transmontana!

                                  Ó velhas criaturas bem amadas
                                  Já sepultas na eterna escuridão,
                                  Vinde a mim! Vinde a mim! Nunca deixeis
                                  De povoar a minha solidão!
                                  Comigo divagai por estes ermos,
                                  Onde ao menos eu sinto, meus Avós,
                                  Esta alegria imensa de me ver
                                  Quasi fantasma e sombra como vós!

                                  Velhinha casa! Ó portas oscilando,
                                  Desconjuntadas já das mãos do vento,
                                  E amolecidas do contacto brando
                                  Dos longos dedos húmidos da chuva.
                                  Tristes ruínas que a Volúpia faz!
                                  A volúpia do Tempo sensual
                                  Que tudo abraça e beija e tudo funde
                                  Em seu peito quimérico e espectral...
                                  Para que tudo, em novo sentimento,
                                  Em novo amor mais alto e mais profundo,
                                  Em alegria nova e nova dor,
                                  Para outra vida, surja em outro mundo!

                                  Teixeira de Pascoaes
                                  http://www.jamor.eu/se/t/teixeira-de-pascoaes-1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário