sábado, 18 de dezembro de 2010

Viajar? Para viajar basta existir


Viajar? Para viajar basta existir. Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são.
Se imagino, vejo. Que mais faço eu se viajo. Só a fraqueza extrema da imaginação justifica que se tenha de deslocar para sentir.
"Qualquer estrada, esta mesma estrada de Entepfluhl, te levará até ao fim do mundo." Mas o fim do mundo, desde que o mundo se consumou dando-lhe a volta, é o mesmo Entepfuhl de onde se partiu. Na realidade, o fim do mundo, como o princípio, é o nosso conceito do mundo. É em nós que as paisagens têm paisagem. Por isso, se as imagino, as crio; se as crio, são; se são, vejo-as como às outras. Para quê viajar? Em Madrid, em Berlim, na Pérsia, na China, nos Pólos ambos, onde estaria eu senão em mim mesmo, e no tipo e género das minhas sensações?
A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos.

Fernando Pessoa
http://www.youtube.com/watch?v=uTnm0vlsbp8

Um comentário:

  1. Bom Dia, já depois do Natal, mas em relação às Festas, vou utilizar o próximo trecho.

    Ora aqui está uma dissertação que vem ao meu encontro. Viajar, conhecer, experimentar, cheirar, sentir a diferença...não o faço literalmente, não posso, mas em sonhos e imaginação é uma constante, é o que me dá forças para acreditar que um dia, quiçá, os meus sonhos se realizem.
    Em jeito de confissão, que ninguém nos ouve, alguém próximo de mim "acusou-me" durante anos de só querer gastar dinheiro em viagens...aquelas que nunca realizei! Agora, que esse alguém já não está próximo, continuo a fazê-lo, com a certeza que ninguém ousa travar o meu espírito viajante.
    Bem hajam todos aqueles que sabiamente conseguem desfrutar "in loco" dessa experiência enriquecedora!
    Beijinho
    Hilda

    ResponderExcluir