domingo, 15 de março de 2015

Pastéis de Belém

                       

                         
                           Um goivo. O cheiro de um goivo e logo a praça
                           imperiosa nas suas trajectórias
                           que se chamam história.
                           Na pele do Tejo os barcos de desporto
                           abrem cortes de luz inquietando a vista
                           e o tempo é um ouro derramado
                           em brasa viva sobre os monumentos.

                            Tenho um certo prazer em andar
                            por verdes geometrias
                            e sentir um ar que não me corta a garganta
                            com perguntas.
                            Quem sou eu, afinal, neste campo aberto
                            à pompa e circunstância?
                            Gaivotas, cansadas de metáforas,
                            pousam nos ombros da mentira
                            e todo o amor me cai da toalha da espera
                            para o mais fundo dos fundos
                            do meu alheamento.
                            E nada, nada, além do rio
                            nada além da pedra antiga trabalhada
                            cúbica moderna
                            nada a não ser a rotina de um comboio
                            de um barco ou de uma imensa
                            imersa multidão
                            no labirinto.

                            E as crianças, nos seus patins em linha,
                            dão voltas sobre voltas e riscam-me a memória
                            como a um disco velho no Restelo.

                            Armando Silva Carvalho
                            https://www.youtube.com/watch?v=PefLdwMzFBs

Nenhum comentário:

Postar um comentário