domingo, 29 de março de 2015

Releio e não reamo nada

       
        
                    Releio e não reamo nada,
                    a minha vida abrupta é absurda,
                    a arte da iluminação foi toda ao ar pelos fusíveis fora,
                    e fiquei cego dentro da casa cuja, e pelo mundo, e na
                                                                    memória, e na maneira
                    das palavras quentes que eu amava,
                    com as costuras das gramáticas inventadas tortas mas tão
                                                                              amadas também elas,
                    nessa língua das músicas,
                    e desfaleço então de tudo e nunca mais ressuscito,
                    e só a dor,
                    só o pobre de mim com seu ramilhete de rosetas bravas,
                    suas mínimas corolas desirmãs que mexo
                    entre os dedos aos nós, eruditos e ardentes,
                    e os trabalhos do diabo, pobre diabo, deixo-os,
                    e a sopa e o pão meios comidos que nem esses sequer hei
                                                                                     merecido nunca:
                    e com esses míseros ofícios
                    morrerei do meu muito terror e da nenhuma salvação
                                                                                  da minha vida

                    Herberto Helder
                    https://www.youtube.com/watch?v=Dj3KoTRN1Ko

Nenhum comentário:

Postar um comentário